PROGRAMA ATMOSFERA

Novas florestas
Restaurar habitats e mitigar as mudanças climáticas

 
 
 
 
+NOTÍCIAS
 

Pick-upau participa de pesquisa de universidade na Suíça

ETH Zurique realiza estudo sobre restauração ecológica na América Latina e Caribe
 
 

23/06/2022 – A Agência Ambiental Pick-upau foi convidada a participar de um estudo realizado pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ, do alemão Eidgenössische Technische Hochschule Zürich), sobre restauração ecológica na América Latina, América Central e México.

O estudo tem objetivo de formar uma publicação revisada por pares, sobre o estado atual dos processos de restauração ecológica em países da América do Sul e Central, além do México. Profissionais e organizações serão entrevistados sobre suas abordagens em relação à implementação de projetos de restauração e conservação de florestas, savanas e manguezais.

Os pesquisadores também estão interessados em identificar locais estratégicos para restauração e monitoramento de resultados. A pesquisa foi aprovada pela Comissão de Ética da ETH Zurich e será financiada pelo Fórum Econômico Mundial e ETH Zürich.

A Agência Ambiental Pick-upau iniciou suas atividades de restauração em 2007, com a produção de mudas nativas florestais; depois desenvolveu protocolos para inventários de emissões de gases de efeito estufa, para compensação e neutralização de atividades antrópicas; implantou projetos de recuperação de áreas degradadas; e mais tarde implantou uma rede de sementes. Em 2014, inaugurou o Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA, onde se localiza o Viveiro Refazenda e a Casa de Sementes, entre outros equipamentos voltados à conservação da biodiversidade.

Reprodução/Pick-upau

Estudo tem objetivo de formar uma publicação revisada sobre o estado atual dos processos de restauração ecológica em países da America do Sul e Central, além do México.
Foto: Pick-upau/Divulgação



A ETH Zurique está entre as dez melhores universidades do mundo na área de engenharia e tecnologia, segundo o QS World University Ranking. Em levantamentos recentes a escola de arquitetura da ETHZ aparece à frente de instituições como a Universidade de Cambridge, a Universidade da Califórnia, em Berkeley, a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, a Universidade de Stanford, a Universidade de Princeton, a Universidade de Cornell e da Universidade de Harvard.

Fundada em 1854, já teve 21 estudantes e professores laureados com o Prêmio Nobel nas áreas de química, física e medicina, sendo o primeiro premiado em 1901 e o último 2002, sendo o mais celebre, vencendo o prêmio em 1921, Albert Einstein, que estudou matemática na ETHZ entre 1896 e 1900 e foi professor de física teórica na instituição de 1912 a 1916.

Sobre a ETH Zurique
Liberdade e responsabilidade pessoal, espírito empreendedor e cosmopolitismo: os valores suíços são a base da ETH Zurich. As raízes da nossa universidade técnica e científica remontam a 1855, quando os fundadores da Suíça moderna criaram este lugar de inovação e conhecimento.
Na ETH Zurich, os alunos encontram um ambiente que promove o pensamento independente e os pesquisadores um clima que inspira o melhor desempenho. No coração da Europa e com uma rede global, a ETH Zurich desenvolve soluções para os desafios globais de hoje e de amanhã.
A ETH Zurich é regularmente classificada em rankings internacionais como uma das melhores universidades do mundo e como a universidade líder na Europa continental. Os rankings por áreas temáticas proporcionam uma visão diferenciada, onde a ETH Zurich está entre as doze melhores na área de ciência e engenharia no THE e QS. Fonte ETH Zurique
Conheça: https://ethz.ch/de.html

Da Redação, com informações da ETHZ
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 
 
 
 
     
     
CONHEÇA O PROGRAMA    
 
Sobre   FAQ
Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).   Tire suas dúvidas e fique por dentro do Programa Atmosfera. Qual o objetivo do Programa? Quem pode participar? O que pode ser neutralizado? O que é neutralização de gases de efeito estufa?
     
     
     
 
     
     
SAIBA MAIS    
 
 
Serviços Ambientais   Iniciativas
A neutralização ou compensação oferecida pelo Programa Atmosfera pode ser ligada direta ou indiretamente a produtos ou serviços que a empresa oferece, a processos, ações próprias ou terceirizados.   Conheça algumas iniciativas de empresas, governos, instituições de pesquisa científica, produtores rurais, fundos e outros órgãos que fizeram suas neutralizações por meio do Programa Atmosfera.
     
     
 
 
     
     
FAZENDO A DIFERENÇA    
 
ALIANÇAS   NOVAS FLORESTAS
A Agência Ambiental Pick-upau participa de movimentos, alianças, coalizões, pactos e redes para a mitigação das mudanças climáticas.   Esta restauração ecológica, independente da sua categoria, tem objetivo de sequestrar o carbono e ampliar os serviços ambientais voltados às florestas.
     
     
     
 
 
 
 
Incêndios florestais têm sido cada vez mais comuns em todo o mundo
Biomas brasileiros estão sendo destruídos por incêndios florestais
 
         
         
 
Realização  
 
 
 
     
PROGRAMA ATMOSFERA CONHEÇA + PROJETOS

SIGA-NOS-

 

 

 
Quem Somos
FAQ Programa de Compliance
Novas Florestas Negócios Sustentáveis
Serviços Socioambientais Projeto Aves
Iniciativas Rede de Sementes e Mudas
Notícias Plastic no Thanks
Alianças Reflorestamento e Produção Florestal
Clima Pesquisa Científica
Contato Publicações
Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
   
     
 
Todos os direitos reservados. Programa Atmosfera 2009 - 2022. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.