PROGRAMA ATMOSFERA

Novas florestas
Restaurar habitats e mitigar as mudanças climáticas

 
 
 
 
+SERVIÇOS
 

Inventários & Neutralizações

O Inventário de Emissões de GEE é importante para que a empresa ou instituição invista em novas tecnologias
 
 

A neutralização ou compensação oferecida pelo Programa Atmosfera pode ser ligada direta ou indiretamente a produtos ou serviços que a empresa oferece, a processos, ações próprias ou terceirizados.

Além destas categorias pode ser compensada a produção de CO2 emitida na fabricação de um determinado produto, a prestação de todo tipo de serviço; processos de vendas; funcionamento de instalações industriais, escritórios ou núcleos operacionais; incluindo a neutralização de viagens ou a locomoção de executivos, funcionários e outros profissionais; canais de distribuição, atividades de comunicação e promoção de eventos, próprios ou patrocinados.

Cada projeto de neutralização do Programa Atmosfera é desenvolvido de acordo com as necessidades de cada corporação ou organização, após uma avaliação dos seus objetivos e da disponibilidade de recursos que pretende investir.

A primeira etapa deste processo é a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE. Neste levantamento determina-se o perfil de cada empresa ou instituição e elabora-se um diagnóstico completo das atividades antrópicas exercidas e suas consequentes emissões. A partir da análise desses dados, a empresa ou organização pode definir estratégias, projetos e metas para a redução dessas emissões.


Cada projeto de neutralização do Programa Atmosfera é desenvolvido de acordo com as necessidades.
Foto: Pick-upau/Reprodução


O Inventário de Emissões de GEE é importante para que a empresa ou instituição invista em novas tecnologias, com o objetivo de garantir uma melhor eficácia em seus processos, gerando economia de recursos e operações.

Os critérios de cálculo das emissões de cada atividade segue a metodologia descrita em Araújo (2007) e relatórios do IPCC – Intergovernamental Pannel on Climate Change (1996 e 2006), modificada de acordo com a avaliação dos (as) auditores (as) da Agência Ambiental Pick-upau para a realidade da atividade. Além do “Good Practice Guidance and Uncertainty Management in National Greenhouse Inventories – Revised 1996 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas”.

Segue ainda a recomendação do IPCC sobre o uso de fatores de emissão locais para aplicação dos cálculos, uma vez que seu manual adota fatores de emissão relativos aos combustíveis utilizados nos Estados Unidos e nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os órgãos nacionais que determinam os fatores a serem utilizados são o Ministério de Minas e Energia (MME), o Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). O Programa Atmosfera utiliza também como fonte de metodologia aplicada GHG Protocol, desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

 
 
 
 
     
     
CONHEÇA O PROGRAMA    
 
Sobre   FAQ
Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).   Tire suas dúvidas e fique por dentro do Programa Atmosfera. Qual o objetivo do Programa? Quem pode participar? O que pode ser neutralizado? O que é neutralização de gases de efeito estufa?
     
     
     
 
     
     
SAIBA MAIS    
 
 
Serviços Ambientais   Iniciativas
A neutralização ou compensação oferecida pelo Programa Atmosfera pode ser ligada direta ou indiretamente a produtos ou serviços que a empresa oferece, a processos, ações próprias ou terceirizados.   Conheça algumas iniciativas de empresas, governos, instituições de pesquisa científica, produtores rurais, fundos e outros órgãos que fizeram suas neutralizações por meio do Programa Atmosfera.
     
     
 
 
 
 
 
 
A Amazônia é fundamental para o
Brasil e para o mundo
A destruição da Floresta Amazônica afetará o clima em todo o planeta
 
         
         
 
     
     
FAZENDO A DIFERENÇA    
 
ALIANÇAS   CLIMA
A Agência Ambiental Pick-upau participa de movimentos, alianças, coalizões, pactos e redes para a mitigação das mudanças climáticas.   Mudança climática é o fenômeno consequência da emissão de poluentes intensificadores do efeito estufa, no qual os gases atmosféricos propiciam um aquecimento maior da Terra.
     
     
     
 
 
 
 
Mata Atlântica está entre os biomas
mais ameaçados
Bioma continua a sofrer com desmatamentos e incêndios
 
         
         
 
Realização  
 
 
 
     
PROGRAMA ATMOSFERA CONHEÇA + PROJETOS

SIGA-NOS-

 

 

 
Quem Somos
FAQ Programa de Compliance
Novas Florestas Negócios Sustentáveis
Serviços Socioambientais Projeto Aves
Iniciativas Rede de Sementes e Mudas
Notícias Plastic no Thanks
Alianças Reflorestamento e Produção Florestal
Clima Pesquisa Científica
Contato Publicações
Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
   
     
 
Todos os direitos reservados. Programa Atmosfera 2009 - 2021. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2021.