PROGRAMA ATMOSFERA

Novas florestas
Restaurar habitats e mitigar as mudanças climáticas

 
 
 
 
+NOTÍCIAS
 

Emergência Climática no Brasil

A necessidade de uma adaptação não-racista. Conheça a iniciativa de ONGs
 
 

26/05/2023 – Estamos vivendo no Brasil desigualdades sociais e territoriais decorrentes dos impactos e efeitos do aquecimento do planeta em 1,1 ºC. Precisamos urgentemente, portanto, de políticas públicas que contenham medidas efetivas de adaptação para responder aos efeitos dos eventos climáticos extremos sobre a vida das populações das cidades, da floresta e do campo. Os desastres ocorridos nos últimos três anos, com enchentes e deslizamentos, contudo, revelam que nem o poder público, nem as instituições privadas estão atuando na gestão das mudanças climáticas. Assim, devem ser responsabilizados adequadamente por sua omissão e ação ilegais.

O que aconteceu recentemente no litoral norte de São Paulo é mais um triste exemplo dos impactos da crise climática que se agrava dia após dia. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), as chuvas que caíram no final de semana de Carnaval – 18 e 19 de fevereiro últimos -, resultaram no acumulado de 682 mm de precipitação em Bertioga e 626 mm em São Sebastião, os maiores valores já registrados no país. Antes, o recorde histórico havia sido computado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, quando a cidade foi castigada com uma chuva de 530 milímetros em 24 horas, na tragédia que levou a óbito 241 pessoas em 2022.

Reprodução/Pixabay

Acesse a plataforma.



A crise, no entanto, é sentida em todo o país. Recife, por exemplo, tem um histórico de tragédias relacionadas aos altos índices pluviométricos, que se repetiram nos anos de 1975, 1986, 1990 e 2010 (com enchentes em 41 municípios da Zona da Mata Sul). Em 2022, no Brasil, mais de 500 pessoas morreram direta ou indiretamente em decorrência dos impactos dos grandes volumes de chuvas: alagamentos e deslizamentos de terras em encostas na Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda assim, o poder público, até hoje, ainda não se adaptou para mitigar os efeitos das chuvas.

Além da Agência Ambiental Pick-upau, outras 140 organizações de várias vertentes são signatárias da iniciativa, entre elas 350.org Brasil, ActionAid, Conectas Direitos Humanos, Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Tide Setubal, Greenpeace Brasil, Oxfam Brasil, Instituto Vladimir Herzog, Instituto Vladimir Herzog, The Climate Reality Project Brasil, Transparência Brasil, WWF-Brasil, Ashoka, União de Mulheres de SP, Movimento Mulheres Negras Decidem.


Acesse o site do Brasil em Emergência Climática e participe.

Da Redação, com informações da Brasil em Emergência Climática
Fotos: Reprodução/Pixabay

 

 
 
 
 
     
     
CONHEÇA O PROGRAMA    
 
Sobre   FAQ
Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).   Tire suas dúvidas e fique por dentro do Programa Atmosfera. Qual o objetivo do Programa? Quem pode participar? O que pode ser neutralizado? O que é neutralização de gases de efeito estufa?
     
     
     
 
     
     
SAIBA MAIS    
 
 
Serviços Ambientais   Iniciativas
A neutralização ou compensação oferecida pelo Programa Atmosfera pode ser ligada direta ou indiretamente a produtos ou serviços que a empresa oferece, a processos, ações próprias ou terceirizados.   Conheça algumas iniciativas de empresas, governos, instituições de pesquisa científica, produtores rurais, fundos e outros órgãos que fizeram suas neutralizações por meio do Programa Atmosfera.
     
     
 
 
     
     
FAZENDO A DIFERENÇA    
 
ALIANÇAS   NOVAS FLORESTAS
A Agência Ambiental Pick-upau participa de movimentos, alianças, coalizões, pactos e redes para a mitigação das mudanças climáticas.   Esta restauração ecológica, independente da sua categoria, tem objetivo de sequestrar o carbono e ampliar os serviços ambientais voltados às florestas.
     
     
     
 
 
 
 
Incêndios florestais têm sido cada vez mais comuns em todo o mundo
Biomas brasileiros estão sendo destruídos por incêndios florestais
 
         
         
 
Realização  
 
 
 
     
PROGRAMA ATMOSFERA CONHEÇA + PROJETOS

SIGA-NOS-

 

 

 
Quem Somos
FAQ Programa de Compliance
Novas Florestas Negócios Sustentáveis
Serviços Socioambientais Projeto Aves
Iniciativas Rede de Sementes e Mudas
Notícias Plastic no Thanks
Alianças Reflorestamento e Produção Florestal
Clima Pesquisa Científica
Contato Publicações
Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Programa Atmosfera 2009 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.