PROGRAMA ATMOSFERA

Novas florestas
Restaurar habitats e mitigar as mudanças climáticas

 
 
 
 
+SERVIÇOS
 

CECFLORA

Centro de Estudos e Conservação da Flora
 
 

O CECFLORA é uma área na cidade de São Paulo dedicada à pesquisa científica e a produção florestal de sementes e mudas florestais. Em um espaço amplo rodeado por fragmentos florestais da Mata Atlântica a Agência Ambiental Pick-upau mantém diversos equipamentos como laboratório, xiloteca, insetário, herbário, além de coleções de sementes e fungos.

O centro de pesquisa conta ainda com a Casa de Sementes, um espaço para armazenar até 500 milhões de sementes, estufas para produção de mudas, ampla área de beneficiamento e um viveiro florestal com capacidade para produzir até 160 mil mudas por ano. Equipamentos como o incinerador orgânico, horta experimental, central de compostagem e sistema de adubação liquida torna o CECFLORA sustentável do ponto de vista de resíduos orgânicos.

Mantém ainda o Jardim das Abelhas, um espaço para criação e estudos sobre abelhas nativas sem ferrão, fragmento de Mata Atlântica e um ponto de observação de aves. Levantamento realizado pelo Projeto Aves identificou 120 espécies da avifauna no local.

Centro de Estudos e Conservação da Flora.
Foto: Pick-upau/Reprodução


O CECFLORA possui também uma coleção de espécies da flora, em seu jardim botânico, com espécies florestais nativas e exóticas, ameaçadas de extinção, frutíferas, ornamentais, leguminosas, suculentas entre outras. Além da sede, o CECFLORA dispõe de alojamento para intercâmbio.

O Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA é uma realização da Agência Ambiental Pick-upau que contou com financiamento do Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima – FNMC, do Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA, ambos do Ministério do Meio Ambiente – MMA; patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental; apoio do Banco Itaú-Unibanco, através do Programa Ecomudança, da República Federal da Alemanha, além de outros parceiros que contribuem constantemente em nossas atividades socioambientais.

Uma estrutura para preservação e manutenção da natureza e a serviço do Programa Atmosfera.

Saiba mais sobre o CECFLORA

 
 
 
 
     
     
CONHEÇA O PROGRAMA    
 
Sobre   FAQ
Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).   Tire suas dúvidas e fique por dentro do Programa Atmosfera. Qual o objetivo do Programa? Quem pode participar? O que pode ser neutralizado? O que é neutralização de gases de efeito estufa?
     
     
     
 
 
 
 
+SERVIÇOS
 

Refazenda

Viveiro Florestal
 
 

O Projeto Refazenda tem entre seus principais objetivos a produção de mudas florestais, como forma de fomento da economia local e o aumento da oferta de produtos florestais destinados à recuperação e ampliação da cobertura vegetal de biomas brasileiros e na manutenção de habitats.

O Refazenda produz mudas florestais, comercializa esses produtos e executa projetos de restauração ecológica, de recuperação de áreas degradadas, formação de corredores ecológicos, enriquecimento de fragmentos florestais provenientes de iniciativas privadas voluntárias, TACs – Termos de Ajustamento de Conduta, de neutralizações e compensações de emissões de GEE, e de projetos específicos de fundos, financiadores e patrocinadores.

O Viveiro Refazenda produz mudas florestais.
Foto: Pick-upau/Reprodução

O Refazenda produz mudas de espécies arbóreas e arbustivas florestais, com ênfase na manutenção da biodiversidade e na proteção dos recursos hídricos; também na recuperação e ampliação da camada florestal, com destaque para matas ciliares. Para proporcionar essas atividades o projeto possui além do viveiro florestal, uma série de atividades, produtos e serviços institucionais para a promoção dessas ações como a Rede de Sementes, a capacitação de comunidades locais, em procedimentos agroflorestais e no fomento de informações para a manutenção de florestas tropicais. O Refazenda é fundamental na execução das ações do Programa Atmosfera.


Uma estrutura para preservação e manutenção da natureza e a serviço do Programa Atmosfera.

Saiba mais sobre o Refazenda.

 
 
 
 
 
 
 
 
+SERVIÇOS
 

Rede de Sementes

Conheça a Casa de Sementes
 
 

A Rede de Sementes foi criada com o objetivo de fomentar a produção de espécies arbóreas e arbustivas florestais, para a utilização em processos de restauração ecológica dos biomas brasileiros, contudo, a Rede também produz espécies exóticas e frutíferas, com o intuito de ampliar a oferta, bem como a diversidade desses produtos.

Parcerias são fundamentais em diversas áreas, muitas ações e projetos só se viabilizam a partir desses acordos entre empresas, instituições, associações e governos.

A Rede de Sementes é um conjunto de ações interligadas por cooperações, e a Agência Ambiental Pick-upau acredita que essas parcerias são imprescindíveis para a realização de projetos socioambientais, programas de pesquisas e planos de conservação. Por esse motivo vem ao longo dos anos promovendo essas parcerias e acordos nos diversos setores da sociedade. Em nossa plataforma de Negócios Sustentáveis diversas ações estão listadas e uma relação completa dos nossos parceiros pode ser acessada.

Casa das Sementes pode processar e armazenar cerca de 500 milhões de sementes florestais por ano.
Foto: Pick-upau/Reprodução


Para a Rede de Sementes não foi diferente. Com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Rede que é uma ação socioambiental do Projeto Aves, ampliou suas atividades de produção florestal, mantidas pelo Viveiro Refazenda com a produção de sementes nativas e exóticas. Agora além da produção de mudas e de projetos de restauração ecológica, proteção de nascentes, enriquecimento genético de fragmentos florestais e reflorestamento de corredores ecológicos, levantamentos florísticos a Pick-upau passa a investir em sementes de espécies arbóreas e arbustivas.



O Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA, em São Paulo, acaba de ganhar mais um importante equipamento de pesquisa e manutenção de florestas. A Casa das Sementes, idealizada pela Agência Ambiental Pick-upau, para processar e armazenar cerca de 500 milhões de sementes florestais por ano, o local auxiliará no fomento de processos de restauração ecológica em São Paulo e outros estados.



O local foi projetado para armazenar sementes que serão utilizadas para pesquisas no Projeto Darwin; para produção florestal do Viveiro Refazenda, que realiza projetos de restauração ecológica; no Programa Atmosfera, que promove projetos sobre mitigação de mudanças climáticas; e para a troca e comercialização de sementes através da Rede implantada. Segundo a administração do CECFLORA, o equipamento era imprescindível para o avanço das atividades de reflorestamento da Pick-upau, não só através dela, mas também de outras organizações que realizam ações de restauração e produção de mudas nativas.

Saiba mais sobre a Rede de Sementes.

 
 
 
 
 
 
 
 
Mata Atlântica está entre os biomas
mais ameaçados
Bioma continua a sofrer com desmatamentos e incêndios
 
         
         
 
Realização  
 
 
 
     
PROGRAMA ATMOSFERA CONHEÇA + PROJETOS

SIGA-NOS-

 

 

 
Quem Somos
FAQ Programa de Compliance
Novas Florestas Negócios Sustentáveis
Serviços Socioambientais Projeto Aves
Iniciativas Rede de Sementes e Mudas
Notícias Plastic no Thanks
Alianças Reflorestamento e Produção Florestal
Clima Pesquisa Científica
Contato Publicações
Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Programa Atmosfera 2009 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.